evolução trabalho e tecnologia

A evolução do trabalho x Tecnologia!

Você acha que a tecnologia está acabando com seu posto de trabalho? Vamos ver como é isso …

O que vemos é que a tecnologia está transformando nossas vidas, nosso modo de pensar e de agir.

Quando pensamos em robô, logo vem em nosso cérebro imagens de naves voando, trajes metalizados, máquinas complicadas, filmes futuristas… Mas a verdadeira Inteligência Artificial (AI) está aqui e agora, chegando aos poucos na nossa vida e no nosso trabalho, quer queiramos ou não. Então… melhor fazer o que os humanos estão acostumados com a evolução desde sempre, nos adaptarmos à ela.

Desde a Revolução Industrial, ao longo dos anos vemos a automação tomar conta de empregos, mas sempre existem substituições, deslocamentos e mudanças… e claro estas geram medo. E o emprego não acabou por causa disso. Há que se atualizar, mudar de perspectivas, caminhar junto com a tecnologia e não contra ela, o que seria como “remar contra a maré”.

A tecnologia, junto com a mudança, melhora a qualidade de vida, cria novos mercados e novas oportunidades. Vejam o exemplo dos smartphones que criaram um grande mercado de trabalho.

Com isso podemos nos deslocar e nos concentrar mais em tarefas de cognição, mais complicadas. Com isso melhoramos a produtividade e a economia. É um caminho sem volta. Alguns mais otimistas até declaram que a tecnologia vai gerar um aumento de empregos. Quem sabe?

Mas sabemos que tudo isso tem um preço: a adaptação!

Estamos caminhando para um novo e promissor futuro, estamos entrando em uma nova era, de coexistência entre humanos e máquinas. A tecnologia 4.0 está batendo à porta e já se fala em 4ª Revolução Industrial.

Precisamos mesmo e urgentemente, é ter força para nos reinventar!

Uma citação:

“Uma máquina consegue fazer o trabalho de 50 homens ordinários. Nenhuma máquina consegue fazer o trabalho de um homem extraordinário”. Elbert Hubbard – escritor.

 

Nós estamos nos preparando e você? também quer ir nessa corrente? Fale conosco!

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer discutit esse assunto?
Fique livre pra comentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.