Como resolver problemas com e-mail?

A maioria das empresas tem como principal meio de comunicação o e-mail, claro. Mas e quando esta ferramenta para de funcionar, não recebendo ou enviando mensagens ou simplesmente trava com mensagem de erro. Problemas com e-mail são muito comuns, mas para entender o que pode estar acontecendo, vamos entender primeiro as opções, e o que cada tipo de configuração de e-mail faz.

Configurações POP e IMAP, o que são?

IMAP e POP são protocolos padrão da Internet para mensagens eletrônicas, que permitem ao software (como Outlook, por exemplo), acessar contas de e-mail.

IMAP permite que o usuário possa ter suas caixas de entrada e saída “espelhadas” em qualquer ambiente. Sendo assim, quando você envia ou recebe uma mensagem, esta também vai mostrar como enviado e recebido em qualquer software ou dispositivo que tenha essa mesma conta, também configurada como IMAP.

Suas mensagens estarão disponíveis em qualquer lugar: Webmail ou softwares como Outlook ou Thunderbird! Se for formatar sua máquina, basta reconfigurar sua conta novamente e tudo voltará como antes!

POP é a configuração mais usada nos softwares de e-mails. Quando esse modo é configurado em seu dispositivo, as “mensagens enviadas”, ficam armazenadas na máquina de envio. Sendo assim, quando você estiver longe de sou Outlook (ou ferramenta similiar), e quiser rever a mensagem enviado lá do escritório… esquece! afinal:

Mensagens enviadas pelo POP, ficam armazenadas na máquina de origem. Se precisar formatar sua máquina e não quiser perder essas mensagens, avise ao seu técnico ou você vai perder muitas informações!

POP e IMAP possuem vantagens e desvantagens!

 

Vantagens IMAP:

Se você quer mais segurança para seus e-mails, IMAP é o mais indicado. E você ainda pode ficar tranquilo em caso de perda da máquina por roubo ou simplesmente se seu HD fritou. Precisa formatar seu PC? Manda ver! Quando ele voltar novinho, basta reconfigurar sua(s) conta(s) IMAP e tá tudo certo! Imagina você ver também no seu celular aquela mensagem enviada ou recebida lá no seu PC do escritório!? bacana né? IMAP é isso.

Vantagens POP:

Por baixar todas as mensagens na caixa de entrada, há uma configuração no seu Outlook para que estas “mensagens lidas” seja deletadas do seu servidor web. Dessa forma, sempre haverá espaço no host de hospedagem, pois tudo estará guardado no seu PC.

Desvantagens IMAP:

As mensagens (enviadas, recebidas e pastas), ficam armazenadas no seu servidor web, e uma hora esse espaço vai acabar. Para casos como este, entre em contato conosco, que temos umas dicas bacanas de como proceder com esse detalhe tão comum.

Desvantagens POP:

Sem dúvidas a maior de todas é simplesmente que você vai perder muitas ou todas as mensagens se sua máquina der algum problema de não funcionar mais ou se for roubada.

Seja IMAP ou POP, nós temos o melhor para orientar sobre as melhores formas de uso evitando problemas com e-mails. E isso é só uma parte, pois em alguns casos os e-mails simplesmente não funcionam e muitos não sabem a quem recorrer. Traga seu problema pra nós!

Somos especialistas em administração de e-mails, e ferramentas de internet com segurança e velocidade. Entre em contato e vamos ver o melhor plano para você!

Até a próxima e deixa seu comentário ou dúvida logo abaixo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer discutit esse assunto?
Fique livre pra comentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *