funil de vendas

Funil de Vendas , você sabe o que é?

O Funil de Vendas (Pipeline) também pode ser chamado de Funil de Marketing, e ele mostra a trajetória do cliente desde que ele foi atraído por sua empresa até o fechamento da venda. Ele é baseado no conceito de AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Ação), proposta por William W. Townsend em 1924.

O Funil de Vendas ou Pipeline faz parte então do Inbound Marketing , o chamado Marketing de atração, tão evidenciado nos dias atuais.

Etapas do Funil de Vendas:

-Escolher o público-alvo;
-Apresentar o produto;
-Tirar as dúvidas do cliente;
-Fechar o negócio.

Uma das principais ações que se vê no Funil de Vendas é como gerar tráfego, e para isso podemos utilizar vários métodos, como:

-mídias sociais;
-e-mail-marketing;
-alavancar blog;
-alavancar website;
-podcasts:
-vídeos:
-SEO.

Lembrando que esses métodos podem ser orgânicos (naturais) ou pagos (CPC- Custo por Click).

Outra parte importante nesse processo é a qualificação dos contatos. Para isso deverá ser observado o perfil e o histórico do cliente coletado através dos Lead (quem tem interesse no seu produto). Esse contato pode ter sido via formulário (landing page), pesquisas em mídias sociais ou contatos sociais, por exemplo. Essa etapa aprimora o contato com o cliente já antevendo suas necessidades. Você deve saber por exemplo, onde ele compra, como ele compra, o que ele compra, quanto ele está disposto a gastar, etc.

Mas claro, nada no Marketing é estático, deve sempre haver flexibilidade e você pode adaptar o funil para o seu negócio. Ele pode ser adequado à realidade do mercado, adicionando etapas, como contato inicial, interação, intenção, pós-venda… Desde que as etapas passem pela percepção da necessidade, pela busca da solução e pelo fechamento da venda.

Quais as vantagens do Funil de Vendas?

-personalização nos contatos;
-visualização do processo;
-acompanhamento do processo;
-eficiência;
-retorno em vendas;
-controle das vendas;
-melhor taxa de conversão.

Enfim, o Funil de Vendas, busca facilitar o contato com o cliente através de etapas definidas, claras e estruturadas, de forma eficiente e intuitiva, transformando o lead inicial em um cliente leal. Sendo assim, as prospecções devem virar leads, os leads negociação e estes por fim, gerar vendas.

Quer melhorar sua taxa de conversão? Fale com conosco!

 

 

 

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