inteligencia artificial

Inteligência Artificial (IA)

São inegáveis as transformações que a Inteligência Artificial (IA em português, ou AI em inglês) nos proporciona. O que nos fascina pela IA é tudo o que ela ainda pode fazer por nós.

Como surgiu?

John McCarthy, quem cunhou o termo em 1956, a define como “a ciência e engenharia de produzir máquinas inteligentes”. Assim, essa uma área de pesquisa da computação dedicada a buscar métodos ou dispositivos computacionais que possuam ou multipliquem a capacidade racional do ser humano de resolver problemas, pensar ou, de forma ampla, ser inteligente. Também pode ser definida como o ramo da ciência da computação que se ocupa do comportamento inteligente ou ainda, o estudo de como fazer os computadores realizarem coisas que, atualmente, os humanos fazem melhor.

Em 1943 neurologistas, estatísticos e matemáticos já tentavam imitar uma rede neural. Mas que por falta de investimentos teve uma fase “invernal” até a década de 90, quando a partir do ano 2000 com a melhoria dos processadores, isso tudo emergiu. Já em 2012 o GOOGLE fez uma experiência (The Cat Experiment) onde se podia reconhecer fotos de gatos. Em 2015 o Facebook já marcava pessoas… finalmente podemos acompanhar notícias de que a eleição americana foi influenciada diretamente por elementos de inteligência artificial. Isso assusta, mas preferimos pensar que facilita e torna nossa vida mais automática e com menos erros humanos.

Para onde estamos indo?

Consequentemente, em 2017 se deu enfim o BOOM da Inteligência Artificial. O que nos espera? Vamos apostar que muita coisa boa!

Hoje em dia, são várias as aplicações na vida real da Inteligência Artificial: jogos, programas de computador, aplicativos de segurança, robótica, reconhecimento de voz, programas de diagnósticos médicos , etc.
E o conceito também está sendo muito utilizado na ficção, como o conhecido filme AI:Inteligência Artificial.

 

Temos em nosso portfólio alguns cases que envolvem a IA como o ChatBot e seu uso em redes sociais. Se quiser se aprofundar no assunto, manda uma mensagem pra gente!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer discutit esse assunto?
Fique livre pra comentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.