IoT Internet das Coisas

Já ouviu falar sobre IoT? Saiba o que é!

A Internet das Coisas (do inglês, Internet of Things, IoT) , é uma rede de objetos físicos, que possuem sensores inteligentes, softwares, e ainda conexão com rede, capaz de coletar e transmitir dados. E tem recebido bastante atenção em diversas áreas, o que tende a aumentar muito nos próximos anos. Ou seja, trata-se de um conceito onde a internet se liga a coisas físicas.

Qual a origem da IoT?

O conceito surgiu fruto do trabalho desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) Auto-ID Laboratory, recorrendo ao uso do Identificação por radiofrequência (RFID) e Wireless Sensor Networks. E o objetivo foi criar um sistema global de registro de bens usando um sistema de numeração único chamado Electronic Product Code.

Cada aparelho eletrônico consegue ter sua identificação (que é feita por rádio frequência ‘RFID’), que é guardada em um banco de dados.

Assim, quando esse aparelho se conectar a uma rede, como a internet, que consiga se conectar ao banco de dados, essa rede consegue identificar cada aparelho que esteja registrado no banco de dados.

Com os aparelhos identificados por RFID interligados a um banco de dados, e todos eles com conectividade a rede (internet), isso faz com que a IoT seja possível.

O primeiro dispositivo IoT foi desenvolvido por Simon Hackett e John Romkey após um desafio imposto por Dan Lynch, presidente da Interop na época, no qual se eles conseguissem desenvolver uma torradeira que fosse ligada pela internet, o aparelho seria colocado em exposição durante a conferência de INTEROP 1990. Motivado pelo desafio Simon Hackett e Johm Romkey conseguiram desenvolver a torradeira conectada a um computador com rede TCP / IP, vindo a ser um grande sucesso na conferência.

Onde eu uso IoT?

O uso da IoT é ilimitado, chegando hoje a bilhões de objetos conectados, que vão desde relógios, eletrodomésticos, tênis e até veículos. E ainda é o que torna as cidades inteligentes (como por exemplo seu uso nos semáforos, sistemas de energia, sistemas de transporte, etc.), passando por muita versatilidade, usabilidade e escalabilidade.

E essa conectividade serve para deixar os objetos bem mais inteligentes e também interagindo bem mais com os seres humanos.

A Internet das Coisas ou simplesmente IoT é uma mola propulsora da inovação no campo tecnológico.

E claro, aproveitem esse mar de oportunidades que vem por aí!

Você pode ver nesse vídeo um bom conceito da IoT:

Quer fazer a tecnologia trabalhar por você? Fale com a gente!

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer discutit esse assunto?
Fique livre pra comentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.